Aulas, Oficinas e Cursos Extra Curriculares
Entendemos que, para a formação completa, nossos alunos devem ter acesso a diferentes áreas do conhecimento e da cultura.
Assim, proporcionamos diversas oficinas extracurriculares
às quais a adesão dos alunos é livre.
Basquete
Oferecido a alunos com idade a partir de 6 anos, além de estimular a prática de atividade física e trazer benefícios diretos à saúde, o basquete trabalha coordenação motora, concentração, agilidade, resistência, trabalho em equipe e outras importantes habilidades para a vida da criança e do adolescente.
Por meio de atividades individuais e em grupo, os alunos são estimulados e desafiados a superar limites e trabalhar com o corpo de forma completa.Entre os benefícios da oficina estão a melhora do sistema cardiovascular e da resistência, bem como o incentivo à sociabilidade, à resolução de conflitos, à cooperação e à autonomia.
Dança
Por meio da dança, a oficina busca trabalhar a socialização, criatividade, expressão, ritmo, flexibilidade, postura, concentração e coordenação motora dos alunos. O objetivo principal da aula não é transmitir uma técnica de dança específica, mas, por meio do ensino lúdico, trabalhar de modo interdisciplinar, aumentando o repertório motor, melhorando a consciência corporal e convívio das crianças.
A dança é usada como um instrumento contra a timidez, estereótipos e preconceitos, trazendo naturalmente para as crianças um sentimento de autoconfiança e respeito a si mesmo e ao próximo.
Futsal
Esporte bastante procurado, o Futsal é oferecido a partir do Jardim II (crianças com idade a partir de 5 anos) até o final do ensino fundamental e trabalha diferentes habilidades que contribuem para o cotidiano escolar e familiar do aluno.
Ao iniciar sua prática desde a infância, a criança adapta-se aos movimentos do esporte e pode apresentar melhor coordenação. Entre seus benefícios estão a melhora da capacidade cardiovascular, o estímulo à velocidade da reação, coordenação motora e visão periférica, a contribuição para o aumento da densidade óssea, além, é claro, da sociabilização e trabalho em equipe.
Iniciação Esportiva
A oficina de iniciação esportiva permitirá aos alunos aprender habilidades motoras, desenvolver capacidades físicas, além de ampliar competências e habilidades do agir e do pensar, coletivamente e individualmente.
Esportes Coletivos
Permitirá aos alunos terem não apenas o aperfeiçoamento dos gestos técnicos, mas também promoverá nos participantes a capacidade de resolução de problemas de ordem física, psíquica, tática e técnica de forma coletiva, ampliando as experiências motoras por meio das modalidades de Voleibol, Handebol e Queimada.
Esportes Individuais
Permitirá aos alunos conhecerem e produzirem conhecimentos por meio das experiências e vivências motoras e da cultura corporal das Ginásticas e do Atletismo.
A prática das modalidades individuais permitirá aos alunos superarem seus limites de ordem física, psíquica, tática e técnica de forma individual, ampliando o conhecimento de suas potencialidades e individualidades.
Música
O aprendizado de música pode ser entendido como um processo contínuo de aquisição de conhecimentos que envolve perceber, sentir, experimentar, criar e refletir. A música está presente na vida das crianças desde o seu nascimento e sua presença nas mais diferentes e variadas situações do cotidiano faz com que elas iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Na educação infantil, a linguagem musical explora possibilidades de aprendizado em que o aluno aprecia, experimenta, vivencia e constrói.
O fazer musical ocorre por meio de dois eixos: a criação e a reprodução, que garantem três possibilidades de ação: a interpretação, a improvisação e a composição. A criatividade, a composição e o movimento do corpo são muito trabalhados em aulas por meio do uso de brincadeiras de roda. Os benefícios do estudo de música são: concentração, habilidade motora, percepção, além do conhecimento de si mesma. A música permite o expressar das emoções.
Apoio Pedagógico Continuado
A ideia é que a recuperação se torne algo efetivo, visto que ao analisarmos e desempenho dos alunos nos últimos anos percebemos que o número de alunos que consegue recuperar a nota era muito baixo. A necessidade de ensinarmos os alunos a estudarem e acompanhar mais de perto as dificuldades de aprendizado motivou a criação desta forma de trabalho para apoio pedagógico continuado.
Este projeto é destinado a alunos sem nota ou com dificuldades dos 4º EF ao 3º EM, podendo incluir também algum aluno do PV que apresente necessidade de atendimento individualizado.
Desta forma, esperamos tornar os alunos autônomos no que diz respeito aos estudos sem que os mesmos precisem de um professor ou outra pessoa ao seu lado durante os momentos de estudo, além de sanar alguma dificuldade que o aluno apresente em sua formação.
Astronomia e Física
As aulas de astronomia e preparo para olimpíadas de física visam despertar a curiosidade dos alunos sobre assuntos relacionados a essas áreas, buscando, também, despertar o interesse e a curiosidade pelo conhecimento.
Como benefício, há a preparação para olimpíadas do conhecimento, que possuem fases e permitem que os alunos aprofundem seus estudos nessas áreas.
Atualidades
Voltados para alunos de 3º ano do Ensino Médio e Pré-Vestibular, os encontros sobre atualidades abordam temas potenciais para os vestibulares, tanto em questões quanto em redação. São abertos, também, para alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio, visando desenvolver desde cedo o interesse crítico sobre diferentes assuntos do mundo.
Os encontros adotam formato democrático, no qual os alunos contribuem na escolha dos temas a serem tratados e realizam debates sobre os mesmos.
Plantões
Realizados com o objetivo de esclarecer dúvidas dos alunos e orientá-los em seus estudos. Acontecem diariamente, de acordo com a disciplina, e devem ser agendados pelos alunos, a partir do ensino fundamental II (6º ano) para que permitam melhor aproveitamento.
Aulas Maker
As aulas de Lego são desenvolvidas em grupos com o objetivo de que os alunos aprendam a trabalhar em equipe e a aceitar a opinião dos outros, preparando-os para o futuro, quando enfrentarem situações semelhantes.
Como parte da dinâmica da aula, os alunos realizam uma montagem prática sobre um assunto teórico, buscando tornar o conteúdo mais lúdico, trabalhando, inclusive, com programação, que visa desenvolver o raciocínio lógico.
Teatro
Criada com o objetivo de cultivar nas alunas e alunos interessados o gosto pelas artes cênicas, a partir de uma abordagem que as leva muito a sério, a oficina de teatro busca incentivar um olhar que amplifique a perspectiva de quem dela participa. Isso se faz por meio de jogos teatrais e cenas de improviso, além de laboratórios mais específicos quando do estabelecimento do texto a ser montado.
As principais habilidades trabalhadas nas oficinas são: projeção de voz, capacidade de trabalho em grupo, noção de espaço em cena, consciência corporal, memorização.
Após ter acesso a alguns princípios básicos do teatro, o participante torna-se apto a melhor analisar, produzir e encenar pequenas esquetes e cenas teatrais, desenvolve o senso crítico para a arte, seja do ponto de vista estético (a “mise en scène”) ou do ponto de vista mesmo da relação da arte com a vida.Considerando a vida para além do contexto das oficinas, muitas alunas e alunos apresentam relatos de que a vivência teatral lhes proporciona amadurecimento em relação ao seu olhar para o mundo (senso crítico) e na relação com outras pessoas, seja pela perda de medos, tais como falar em público ou simplesmente o de fazer novas amizades.
Xadrez
Ludicidade, estímulo à imaginação, à atenção e à concentração, são alguns dos benefícios do Xadrez para crianças. Por este motivo, oferecemos as oficinas para alunos com idade a partir de 6 anos.
Ao ensinar o aluno as técnicas, regras e habilidades para o jogo, o professor também trabalha competências como paciência, memória, raciocínio lógico, tomada de decisões, respeito e maturidade, contribuindo, inclusive, para a assimilação de outras matérias do currículo escolar, à medida em que trabalha o raciocínio do aluno.