Ensino Médio: A formação de uma Base de Conhecimento

O Ensino Médio do Colégio Villa Lobos propõe auxiliar o aluno na busca pela aprovação nas melhores universidades do país. A partir desse ciclo, a carga horária e a quantidade de matérias se intensificam, visando oferecer uma extensão maior para os conhecimentos que serão adquiridos.

“Além disso, nos preocupamos em preparar planos de estudos individualizados, focados nas necessidades e interesses dos alunos.”

 

O Colégio Villa Lobos evidencia, como meta central, a aquisição constante de um conhecimento plural.

No fascinante contexto da adolescência, atribui-se a educadores e familiares a educação dos jovens; por isso nossa coordenação realiza criterioso acompanhamento pedagógico, mantendo contato com as famílias dos alunos e dispondo os professores ao mesmo contato.

Por meio do empenho demonstrado, é visível o eixo instituidor do Colégio Villa Lobos, formado pelo apreço à seriedade, à disciplina e à qualidade do ensino.

PROJETO CAMINHOS

Alunos do Ensino Médio começam a vivenciar dúvidas em relação à escolha profissional, a qual é tão desejada por eles mesmos e pelas pessoas que convivem com eles. É comum que os adolescentes experimentem sentimentos contraditórios de ansiedade e motivação nos anos finais da escolarização, pelo fato de desejarem acertar na escolha do curso de graduação. Afinal, a escolha realizada ainda jovem poderá influenciar no futuro profissional e pessoal dos mesmos.

Motivados por orientar e amparar os alunos da melhor maneira neste momento de tantas inquietações, o colégio Villa Lobos mantém um projeto de Orientação Profissional com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Este projeto recebe o nome de ‘Caminhos’ e é conduzido pela psicóloga institucional do colégio. As diversas atividades realizadas quinzenalmente no período de seis meses com os alunos visam o autoconhecimento dos mesmos, bem como a atualização sobre as profissões e cursos existentes. A psicóloga do colégio ressalta que se conhecer e se observar no processo da escolha profissional é fundamental, pois possibilita que o jovem consiga identificar a influência que suas habilidades e competências geram na escolha da área (humanas, biológicas e exatas), bem como a influência de suas motivações e interesses na escolha de uma profissão específica.

A orientação profissional é muito mais que aplicação de testes psicológicos, é um caminho para o autoconhecimento, o qual só se constrói caminhando.

 

Para o 3º ano do Ensino Médio, o Colégio Villa Lobos tem um claro propósito: preparar plenamente os alunos para os vestibulares no fim do ano, de preferência garantindo acesso a Universidades Públicas. Assumindo seu papel neste processo, o Colégio Villa Lobos representa o rigor, a disciplina, o esforço e seu consequente produto: o sucesso, nosso parceiro histórico.

Oferecemos a mesma carga horária para o 3º ano do Ensino Médio e o Curso Pré-Vestibular, ou seja, nossos alunos já saem do Ensino Médio com a mesma preparação que um aluno de cursinho.

No delicado instante da opção por curso e universidade, nossa coordenação auxilia os alunos, apresentando-lhes as opções existentes e dando total suporte nas inscrições dos vestibulares.

Também acompanhamos os alunos na realização de exames como FUVEST, UNICAMP, VUNESP, PUC Camp, UNIFESP, FAMEMA e FAMERP apoiando-os naquele que é, até ali, o momento decisivo de suas vidas.