Estudante recebe medalha de ouro em Olimpíada do Conhecimento 5 O aluno Lucas Abdelnur Borim do Colégio Villa Lobos recebeu a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Informática na modalidade Iniciação na categoria Júnior (alunos de quarto e quinto EF). Foi a única medalha de um aluno de Amparo e apenas mais três alunos paulistas conseguiram medalha na sua categoria. É a primeira vez também que um aluno de Amparo é medalha de ouro nesta que é uma das mais difíceis olímpias do conhecimento de todo o Brasil.
A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Computação que tem por objetivos: Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em
geral. Promover a introdução de disciplinas de raciocínio computacional e técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental. Proporcionar
novos desafios aos estudantes. Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.
Esta olimpíada acontece há vários anos e milhares de estudantes de todo o Brasil participam dela. São três fases e, em cada fase, somente os melhores são classificados. A fase final sempre foi realizada na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, porém, em 2020, por conta da pandemia do Coronavírus, as provas foram realizadas de maneira remota.
O Colégio Villa Lobos teve 16 alunos classificados para a fase final e todos tiveram ótimos resultados, porém, pelo altíssimo nível da prova, muitos ficaram a pouquíssimos pontos das medalhas.
Segundo o Diretor Pedagógico do Colégio Villa Lobos, professor Luís Carlos Ramos, ter alunos participando de uma olimpíada em tempos de pandemia já é uma vitória imensa, agora ter alunos premiados é mais incrível ainda. “O ano de 2020 foi muito complicado para todos nós que trabalhamos com educação. Ver o empenho de nossos alunos nas olimpíadas do conhecimento é extremamente gratificante e mais ver o Lucas Borim ser premiado é uma vitória maior ainda. Nosso colégio está muito orgulhoso dele!” falou o professor Luisinho.

Estudante recebe medalha de ouro em Olimpíada do Conhecimento 6
O Colégio Villa Lobos tem alunos participando de dezenas de olimpíadas do conhecimento e muitas destas olimpíadas classificam alunos com vagas para as melhores Universidades do País. Para o Mantenedor do Colégio, professor Luís Fernando Lopes Borim
participar das Olimpíadas do Conhecimento pode abrir muitas portas para os estudantes. “Já não é de hoje que muitos jovens conseguem ótimas bolas de estudos nas melhores Universidades em todo o mundo graças aos desempenhos em olimpíada do conhecimento.
Agora o Brasil também está reconhecendo esta modalidade e muitas Universidades já estão aceitando alunos medalhistas de olimpíadas. Ou seja, alunos com ótimos desempenhos em olimpíadas poderão estudar na USP, na UNICAMP entre tantas outras ótimas Universidades do Brasil sem precisarem prestar vestibular.” Completou o professor Borim.