Colégio recebe visita de Guraci Jr. (professor) e Gilberto Piassa (vice-prefeito)

DIVULGAÇÃO – ITINERÁRIO FORMATIVO

Nas aulas do itinerário formativo Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, ministrado pelo Prof. José Vitor, houve a participação de alguns convidados especiais para a discussão das questões ambientais na escala do município. Esse itinerário tem como objetivos: identificar e discutir os discursos em torno da questão ambiental, debater sobre a questão ambiental na atualidade a partir de múltiplas escalas de análise (desde a global até a local), entender os problemas ambientais e dialogar sobre propostas de solução, fazer levantamentos de dados ambientais e sistematizar propostas de planejamento base na identificação de problemas locais.

No dia 18/11 ocorreu a participação de Guaraci M. Diniz Jr., professor, agricultor ecológico e coordenador geral do Sítio Duas Cachoeiras. Durante as aulas propôs um diálogo com os estudantes sobre problemas ambientais no município de Amparo e sobre propostas de solução. Trouxe algumas perspectivas sobre a educação ambiental, a agroecologia, a agricultura orgânica e a recuperação ambiental. Com sua vasta experiência, o professor apresentou a atualidade da discussão ambiental e a necessidade de mudanças nas relações com a natureza.

Anotacao 2021 12 02 085833

 

Para conhecer melhor o Sítio Duas Cachoeiras, acesse o site: https://sitioduascachoeiras.org.br/

O Colégio Villa Lobos agradece a participação do professor Guaraci e a sua contribuição ao debate proposto no itinerário formativo.

______________________________________________________________________

No dia 25/11, nas aulas do itinerário formativo Meio Ambiente, Cultura e Desenvolvimento, ministrado pelo Prof. José Vitor Rossi, no Colégio Villa Lobos Amparo, houve a participação de Gilberto Piassa, vice-prefeito, secretário de Meio Ambiente e ex-vereador do município de Amparo (SP). Durante as aulas, o vice-prefeito propôs um diálogo com os estudantes sobre problemas ambientais em Amparo e sobre algumas propostas da prefeitura para solucioná-los e os estudantes do 1° ano do Ensino Médio fizeram perguntas e comentários sobre diferentes temas. Alguns dos temas discutidos foram: volume de lixo produzido em Amparo, represa de Duas Pontes, assoreamento do rio Camanducaia, projeto de recuperação de nascentes, tratamento de esgoto, orçamento da Secretaria de Meio Ambiente, desafios do trabalho na prefeitura, projetos de Educação Ambiental, reativação do Conselho de Meio Ambiente, Programa Município Verde Azul, entre outros.

O Colégio Villa Lobos agradece a participação do vice-prefeito Gilberto Piassa e a sua contribuição ao debate proposto no itinerário formativo.

Compartilhar